Produção Gráfica - Parte 1 - “Escolhendo Formato”


Olá Amigo!

Começa uma série de artigos que vai ajudá-lo na produção de qualquer impresso, especificamente um boletim informativo. Neste Tutorial, você vai aprender em pequenas lições a escolher um formato, usar corretamente cores e fontes, fechar um arquivo e muito mais. Todos esses fatores serão necessários numa produção planejada, resultando em baixo custo. Vamos  a primeira lição!

Antes de escolher o formato você precisa aprender os padrões e medidas. Não se assuste, existe uma tabela para isso. Posso garantir que é muito fácil!

Na Produção Gráfica, o formato escolhido é muito importante, usados de forma errada implicam em gasto adicional.

O formato normalmente utilizado em maquinas plana para impressões offset é 66X96 cm. Já nas gráficas pequenas com maquinários menores é 48X66 cm chamado de formato dois, metade do formato um. Observe a tabela pois se faz necessário escolher um formato que aproveite meia página com baixo índice de refugo.


32 Formatos. Veja que existem formatos com número de colunas pares e colunas impares.

Ex:

Formato 8 (4 colunas para uma página inteira, ou seja, nº colunas pares) = 4 impressos aproveitados por impressão de 24X33 cm que naturalmente usam um espaço de 48X66cm (Todo o papel aproveitado)






Formato 9 (3 colunas para uma página inteira, ou seja, nº colunas impares) = 3 impressos aproveitados por impressão = (Prejuízo, alto índice de refugo)







E agora, qual formato escolher? Nem sempre o formato menor vai ser mais barato, repare que no formato 8 que é maior, se aproveita mais papel. Já no formato 9, perde uma fatia de papel. É nessa hora que tem que planejar. Se a gráfica só imprime em formato dois, 48X66 cm (meia página), você escolherá os formatos que tenham o número de colunas pares, os impares implicarão em desperdício de papel e custo adicional de produção. (+ papel + horas de impressão = + R$).

Suponhamos que um PASTOR deseja um boletim colorido, mais a verba é curta e a gráfica só rode no formato 2.

Escolhi o formato 18 (6 colunas para uma página inteira) = 9 boletins por impressão. Um boletim simples com apenas uma dobra, o formato não é dos mais bonitos, mais possui um ótimo custo benefício.






Fique atento e descubra como os pequenos detalhes farão a diferença no orçamento e na qualidade final da sua produção.

Até a próxima...

Thiago dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário