Deveres do Diretor de Comunicação da Igreja Adventista

O primeiro passo que um "Diretor de Comunicação" da Igreja Adventista deve dar é conhecer a posição oficial da igreja para este departamento.

Segue abaixo o texto extraído do Manual da Igreja que oferece subsídio necessário para o "Comunicador (a)" conhecer suas atribuições e desenvolver um perfil de trabalho a fim de atender as necessidades de sua igreja nesta área.


O Trabalho do(a) Diretor(a) de Comunicação

O(a) diretor(a) de comunicação da igreja tem a responsabilidade de reunir e difundir notícias. Ao surgirem oportunidades, apresentará pessoas de interesse em programas de entrevistas no rádio e na televisão, e tomará providências para prestar informações sobre tais pessoas. Fará todo o esforço possível para manter um relacionamento de amizade e cooperação com os editores e outras pessoas ligadas aos meios de comunicação.

O(a) diretor(a) de Comunicação colaborará com o(a) diretor(a) de Comunicação da Associação/Missão na execução dos planos do Campo local e apresentando os relatórios solicitados. Também apresentará relatórios periódicos nas reuniões administrativas da igreja.

A Comissão de Comunicação

Numa igreja grande, uma comissão de Comunicação poderá lidar mais adequadamente com as muitas facetas do programa de relações públicas e comunicação da igreja do que um diretor que trabalhe sozinho. Esta comissão, presidida pelo(a) diretor(a) de Comunicação, será eleita por ocasião da eleição geral dos oficiais da igreja. Individualmente, os membros da comissão podem ter responsabilidades específicas no setor da comunicação: lidar
com a imprensa, com o rádio e a televisão, com o pessoal da Internet, e com os meios de comunicação internos da igreja. Na região em que houver uma instituição da igreja, um membro de seu pessoal de Relações Públicas deve ser convidado a assistir às reuniões da comissão.

O pastor, que fundamentalmente responde pelo programa de comunicação de sua igreja, trabalhará em estreita colaboração, na qualidade de conselheiro, com o(a) diretor(a) de Comunicação e/ou a Comissão de Comunicação.

Relacionamento com Outros Departamentos da Igreja

Para servir adequadamente a igreja, o(a) diretor(a) de Comunicação deve estar a par
dos planos e eventos programados. Qualquer departamento auxiliar da organização da igreja pode designar alguém para fornecer notícias das atividades desse departamento ao(à) diretor(a) de Comunicação ou à Comissão de Comunicação.

Nos Grandes CentrosAdventistas

Se várias igrejas numa cidade decidirem criar uma comissão central de Comunicação, cada diretor(a) de Comunicação deve ser membro dessa comissão central e trabalhar em harmonia com todo plano geral que melhor coordene o manuseio de notícias e outras atividades relacionadas com os meios de comunicação para as diversas igrejas. A
organização dessa comissão deverá ser iniciada pelo(a) diretor(a) de Comunicação da Associação/Missão. As reuniões de tal comissão geral devem ser convocadas e presididas por um presidente escolhido pelo grupo.

Os Departamentos de Comunicação da Divisão, da União e da Associaição/Missão local providenciam instruções detalhadas para os diretores de Comunicação, e, através de materiais impressos, correspondência e outros meios, prestam constante auxílio e inspiração.

Qualificações

O(a) diretor(a) de Comunicação deve ser cuidadosamente escolhido(a) levando-se em conta estes fatores:
1) habilidade para representar devidamente a igreja,
2) juízo equilibrado,
3) capacidade de organização,
4) habilidade para escrever as notícias em forma atrativa, persuasiva e gramaticalmente correta,
5) boa vontade para cumprir responsabilidades e
6) habilidade para relacionar-se com as pessoas.

Fonte: Manual da Igreja Adventista / Edição Revisada na Assembléia da Associação Geral de 2005 / Cap 9 - Pags - 120 a 122 / Editora: Casa Publicadora Brasileira (www.cpb.com.br)

Pr. Fabio dos Santos

5 comentários:

Fabio e Thiago,

Tenho lido seus artigos neste blog e quero parabenizá-los por seus trabalhos.
São artigos claros e abordam uma grande e importante quantidade de assuntos de nossa igreja.
Há uma questão que quero pedir ajuda de vocês. Existe um logo do departamento de comunicação, oficial, que seja orientado para utilização?
Esta é uma questão que surgiu, e que ainda não tenho uma resposta definitiva e conclusiva.
Obrigado,
Luciano Miranda

Pr. Fabio meu nome é Fabiano Galhardo sou adventista a menos de um ano mas pela graça de Deus tem me honrado em me por a frente a direção de comunicação então gostaria muito que o senhor me orientasse com planos e estrategias e oração. Muito obrigado. fabiano_searela@hotmail.com.

Pr. se possivel, tambem gostaria de algumas orientações. Sou novo diretor de comunicação, e um pouco inesperiente agradeço dês de já sua ajuda...
rafaelavelino2gt@gmail.com

concordo ,pois sou da comunicao e td isso faz a diferenca.......

Olá, Pr. Fábio,

Eu me chamo Vivianne e sou membro da IASD a pouco mais de um ano. Neste ano de 2013 fui nomeada como Diretora de Comunicação da minha igreja local. Estava pesquisando na internet canais de informações referente a esse departamento quando encontrei esse Blog. Quero parabenizar a todos os responsáveis pela iniciativa. Ah! Realmente, achei uma boa ideia dos colegas a possibilidade do envio de conteúdos que tangem às nossas atividades. Vou deixar aqui o meu email, e quem desejar poderá me adicionar para mantermos contatos afim de trocar experiências, informações e etc. Email: vivianne.cristina.ect@live.com. Com estima cristã, Vivianne Cristina.

Postar um comentário