Produção Gráfica - Parte 6 - “Nomenclatura das Cores”

A Cor faz parte do nosso mundo e da nossa vida, todos os dias estamos em contato com elas, escolhendo carros, combinando roupas, objetos e na própria natureza, mas só podemos perceber as cores na presença da luz. Cor é luz. Sem luz, nossos olhos não podem ver as cores.

Cores Primárias

As cores pigmento primárias também são chamadas de cores puras, pois não se formam pela mistura de outras cores, mas é a partir delas que todas as cores são formadas.

Ex:

Clique na imagem para ampliar

Cores Secundárias

Obtemos as cores secundárias pela combinação das primárias, duas a duas, em proporções iguais.

Ex:
Clique na imagem para ampliar

Cores Terciárias

Podemos dizer que as cores terciárias são todas as outras cores, isto é, quando uma cor não é primária nem secundária, então é terciária. Obtemos uma cor terciária quando misturamos duas primárias em proporções diferentes, isto é, uma em maior quantidade que a outra; ou quando misturamos as três cores primárias, seja em proporções iguais ou não. A cor MARROM, por exemplo, é uma cor terciária obtida da mistura das três primárias.

Em artes gráficas, o marrom pode ser obtido com a mistura do amarelo ou vermelho alaranjado com um pouco de preto. Quando misturamos as três cores primárias em proporções exatamente iguais o resultado é o PRETO CROMÁTICO. Portanto, o preto não é uma cor, mas a mistura de todas elas.

Lembre que aqui estamos falando sobre a cor pigmento (mistura cromática ). Na mistura da COR-LUZ o resultado seria o branco.

Ex:

Clique na imagem para ampliar

Cores neutras

Os cinzas e os marrons são consideradas as cores neutras, mas podem ser neutras também os tons de amarelos acinzentados, azuis e verdes acinzentados e os violetas amarronzados. A função das cores neutras é servir de complemento da cor aproximada, para dar-lhe profundidade, visto que as cores neutras em geral têm pouca refletividade de luz.

Tom

Refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

Tons Cromáticos

Todas as cores menos as acromáticas

Tons Acromáticos

Brancos, pretos e cinzas

Tons Paracromáticos

Cores puras misturadas com as acromáticas

Tonalidade

Mistura da matiz de uma cor com o preto

Thiago dos Santos

1 comentários:

Postar um comentário