Curso de Fotografia: Aula 1 - O que é exposição?

Sejam bem vindos ao primiero módulo do curso de fotografia COMIASD.

Na aula de hoje explicaremos o que é exposição.

Exposição se refere à quantidade de luz usada para formar uma fotografia. Desde o ensino fundamental aprendemos que é possível enxergar por que tudo reflete luz. Esse é um princípio básico e por isso que surgiram as máquinas fotográficas.

Para se fotografar é necessário uma quantidade de luz que passa pela lente e chega ao receptor que pode ser um sensor digital ou filme. Desta forma, criam-se imagens estáticas que se chama de fotografia. Essa luz não pode ser “demais ou de menos”.

Se for demais a foto ficará superexposta. (Escura). Quando isso acontece vários pontos da imagem ficam pretos com poucas informações de cor ou luminosidade. Se for de menos a foto ficará subexposta (Muito clara). Quando isso acontece vários pontos da imagem ficam “estourados”, brancos e com pouca informação de cor ou luminosidade.

A exposição é baseada em três fatores:

1. Abertura do diafragma
2. Velocidade do obturador
3. ISO

Esses fatores controladores de luz da câmera são essenciais para uma fotografia adquirir qualidade em ambientes de iluminação diferente, mas isso explicaremos nas próximas aulas.

Como expor corretamente?

Geralmente as câmeras modernas dispõem de um mecanismo para informar se a exposição está correta. Nem sempre essas informações são 100% confiáveis, mas serve de um bom referencial. Com o tempo a familiarização com a Câmera o ajudará na busca de cálculos mais corretos de exposição.

Esse dispositivo é uma régua de exposição. Veja figura baixo:

Conforme a figura acima, se o retângulo estiver no meio desta régua informativa, a câmera está considerando a entrada de luz ideal para fotografar. No caso de ser negativo significa pouca luz (subexposta) e positivo (superexposta) excesso de luz.

Modo de medição de exposição

Algumas câmeras possuem “Metering Mode” (Modo de Medição de exposição). Em situações que fundo é claro demais (Fotos com fundo branco ou com luz direta) é importante configurar para expor somente o que está no “meio do visor”. Desta forma a parte mais clara ou a parte muito escura é desconsiderada para se ter uma exposição mais correta.

Por hoje é só!

Em breve saiba o que significa a abertura do diafragma.

Pr. Fabio

1 comentários:

muito bom estou gostando do curso

Postar um comentário