Curso de Fotografia: Aula 2 - O que é abertura do diafragma?

Diafragma é o sistema que controla a abertura por onde entra a luz que vai impressionar o filme das câmeras analógicas, ou o sensor da digitais, para produzir a imagem. Quando maior a abertura, mais luz entra, e vice-versa.
Abaixo - Exemplo do diafragma:


Diante de uma situação de baixa luminosidade é comum que fotógrafos escolham uma abertura maior para que entre o máximo de luz. A lógica é a mesma em caso de muita luminosidade, porém opta-se por uma abertura menor.

A abertura do diafragma é medida em um valor “f”. Quando menor esse valor mais aberto está o diafragma. Cada valor de “f” tem o dobro de área do próximo valor.



O uso de diferentes aberturas não só controla a passagem de luz. A consequência de alguns fatores como menor profundidade de campo pode gerar aberrações, dependendo da lente. O principal fator criativo que devemos observar é a profundidade de campo. Quando você usa uma abertura maior (valor f mais baixo) a profundidade de campo diminui, quando você usa uma abertura menor (valor f mais alto) a profundidade de campo aumenta.

Exemplo de fotografia com o diafragma aberto:




Pr. Fabio

1 comentários:

Muito legal este curso. Estou acompanhando seus posts. É direto e simples de entender.

Postar um comentário