Explicação do símbolo gráfico IASD



Como uma organização religiosa se faz necessário tornar distinta nossa mensagem ao mundo através das igrejas e entidades representativas.

A identidade visual serve para distinguir e identificar o trabalho da Igreja Adventista. Essa é a razão pela qual o logotipo  foi criado. 

Simplesmente possuir um logotipo não é suficiente. É preciso usá-lo dentro dos parâmetros oficiais.

1. Explicação do símbolo gráfico

A parte mais fácil de ser identificada no logotipo é o símbolo gráfico. Com o uso consistente e continuado, o símbolo pode por si próprio tornar-se sinônimo do nome "Adventista do Sétimo Dia"

• A Chama
Essa forma é feita de três linhas em volta do círculo, na esfera implícita. As linhas representam os três anjos, de Apocalipse 14 circulando o globo, e a nossa missão de levar o evangelho ao mundo inteiro. A chama por inteiro representa simbolicamente o Espírito Santo.

• A Bíblia aberta
A bíblia forma a base do desenho e representa o fundamento bíblico de nossas crenças. Está retratada numa posição completamente aberta, sugerindo a completa aceitação da palavra de Deus.

• A Cruz
O símbolo da cruz representa o evangelho da salvação, está posicionado no centro do desenho para enfatizar o sacrifício de Cristo, que é o tema central de nossa fé. É também significativo que a Bíblia, representando a lei e a chama, representado o Espírito, apareçam junto na cruz.

2. Cores

Essa versão em três cores (GC Green para a Bíblia, GC Gold para a chama e GC Gray para a parte escrita) é a versão oficial de combinação de cores. Essas cores devem se aproximar o máximo possível do padrão, não importa qual o material ou meio utilizado.

É permitido reproduzir o símbolo nas cores naturais de materiais como bronze, pedra, vidro ou madeira para as placas ou para uso decorativo.



3. Aplicação em Fundos de outras cores

O fundo claro neutro é o melhor para o logotipo. Nunca aplique o logotipo colorido sobre um fundo colorido. Quando um fundo colorido for inevitável, o logotipo deve ser de uma cor sólida a fim de que haja contraste suficiente para assegurar uma boa legibilidade.



4. Configuração preferencial para fachadas de igrejas






Para identificar a igreja é possível a aplicação de um letreiro metálico na fachada da igreja ou em um muro ou mureta especialmente preparada para isso.

Existem kits de aplicação prontos, fáceis de instalar, de custo baixo e seguramente dentro do padrão. Consulte a associação/missão sobre esses kits de instalação.

Não encomende a reprodução do letreiro em serralherias ou artesãos que não tenham os moldes fornecidos pela associação/missão para essa finalidade, pois os letreiros poderão sair do padrão.

O guia dos "Padrões de Identificação Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia" está disponível no Departamento de Comunicação da associação/missão.

5. Cuidados com o logotipo da Igreja

• Não mude as proporções ou posição dos elementos do logotipo.

• Use apenas partes dele, como efeito decorativo, por exemplo, a chama. Quando utilizar o logotipo, use-o completo

• Nunca mude o tipo das letras usadas para escrever "Igreja Adventista do Sétimo Dia" (o correto é o uso da fonte Goudy Old Style).

• Não abrevie para "IASD" no logotipo

• Não mude as cores do logotipo, mesmo que seja por cores parecidas.

• Sempre que usar o logotipo, deixe um espaço livre em torno dele, sem quaisquer outros elementos visuais. Esse espaço deve ter no mínimo, a mesma medida da altura do "S" de "Sétimo Dia" circundando o logotipo em todos os lados.



Fonte/Bibliografia: Guia para diretores de Comunicação, DSA, 2009

Thiago dos Santos

11 comentários:

fiz um sermão em cima do assunto



fernando 13 anos

Gostei muito da explicação, sou nova convertida na IASD, é importante sabermos de tudo que envolve a igreja para passarmos as pessoas o quanto é bom servi ao Senhor na IASD.

Maranata

Belo artigo... sobretudo, esclarecedor! É bom termos iniciativas como esta em nossa Igreja. Amo o trabalhar com Comunicação na Igreja e fiquei feliz em conhecer esta página. Não conhecia o site, por acaso o encontrei hoje e garanto: é um projeto singular! Parabéns!

Dayla Barbosa
(Manaus/ AM)

Louvado seja Deus por Isso. Sou Adventista há 10 anos e sou designer gráfico mas nunca vi, pelo que me lembro, um manual de normas tão bem explicada da IASD como este. Sempre usei este logo mas nunca tive estas informações. Vou redobrar os meus cuidados com isso.Aproveitei logo e guardei isto no meu disco,rsrsrs.
Que Deus vos abençoe

Edson Pires
Ancião/Comunicação IASD-ASA II
Cabo Verde

Olá , gostei muito deste artigo. Me ensinou bastante, pois eu não sabia realmente o significado do símbolo. Gostei tanto que até postei em meu site . :D

e porque é que a cruz está invertida?!??!?

MUITO BOA A EXPLICAÇÃO. É BOM SABERMOS QUE ATÉ NISSO NOSSA IGREJA É ORGANIZADA E TEM REGRAS.

gostei dessa explicação, não há conhecia , agora posso explicar para outras pessoas, obrigado, Deus os abençoe.

Poderiam informar o tamanho da fonte a ser utilizada na parte escrita?

Por sua atenção, obrigado.

Sou Adventista e este poste me ajudou a elaborar um trabalho que serviu de avaliação na escola



ola, boa tarde onde posso encimendar os kits de aplicação prontos, fáceis de instalar, de custo baixo e seguramente dentro do padrão.

por favor me encaminhem mukatx@hotmail.com

Postar um comentário