Curso de Fotografia: Aula 3 - Velocidade do Obturador

A velocidade do obturador ou tempo de exposição, está relacionado com a quantidade de tempo que o obturador da câmera leva para abrir e fechar. É medida em frações de segundo: 125 representa 1/125 de segundo. Em dias ensolarados, pode-se usar uma velocidade do obturador de 1/125 de segundo. Em dias nublados, é possível usar 1/60 de segundo (com a mesma abertura), expondo o filme por um período maior.

O obturador e a abertura funcionam em conjunto. Mais luz (abertura maior) significa velocidade do obturador mais rápida; maior profundidade de campo (abertura menor) significa velocidade do obturador mais lenta.

Quando a velocidade é alta, é possível captar objetos que estão em movimento como se estivesse parados.
 Já a velocidade baixa, o que está em movimento fica meio embaçado, passando a idéia de movimento.

Veja exemplos abaixo no detalhe da água em movimento:

Velocidade Alta do Obturador:


Velocidade Baixa do Obturador:



Pr. Fabio dos Santos

4 comentários:

Sou da IASD Central de Sumaré e gostaria de entrar em contato com vocês, pois venho fazendo um trabalho com o boletim da igreja que tem sido interessante no evangelismo e queria repassar isso para vocês. o meu email é hermandecarvalho@ig.com.br ou boletim_iasdsumarecentral@ig.com.br
Atenciosamente,

Herman de Carvalho

muito boa suas dicas.
essas fotos usadas na sua explicação é a mesma paisagem?
nossa quanta diferença (surpreso eu)gosto de fotografia e não sabia nada sobre isso, valeu pelas dicas.

Vale lembrar que o uso de um tripé ou apoio para a câmera é essencial para chegar a esse resultado valendo-se da baixa velocidade do obturador.
Não é Fábio?

Postar um comentário